segunda-feira, 23 de março de 2009

Cadê o respeito ao pedestre?



Quando estamos aprendendo a dirigir somos orientados em relação aos pedestres. Sempre temos que dar preferência ao pedestre. Mas, muitos motoristas, depois que já estão com a carteira de habilitação (CNH) nas mãos se esquecem dessa regra básica. E cada um segue um código que sua cabeça inventa. Meu Deus, socorro!!!! Cadê o respeito ao pedestre?
No Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor em 1998, temos:
  • Art 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos : infração gravíssima (7 pontos), penalidade : multa e suspensão do direito de dirigir, medida administrativa : retenção do veículo e recolhimento da CNH.
  • Art 181. Estacionar o veículo:
VIII .....sobre a faixa de pedestre..., infração grave (5pontos), penalidade multa, e medida administrativa : remoção do veículo.
  • Art 182. Parar o veículo :
VI ...sobre a faixa destinada ao pedestre..., infração leve (3 pontos), penalidade multa.
  • Art 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado.
I . que se encontre na faixa a ele destinada;
II. que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
III. portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:
Infração gravíssima (7 pontos), penalidade multa.
IV. quando houver iniciado a travessia, mesmo que não haja sinalização a ele destinada;
V. que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo:
Infração grave (5 pontos), penalidade multa .
Aquele que está dirigindo, quando saí do seu veículo, torna-se o quê???
P E D E S T R E!!!!! Pena que muitos se esquecem disso. Quando eu estava fazendo curso de instrutora de trânsito, uma amiga presenciou uma cena lastimável : um velhinho sendo agredido, por estar demorando para concluir a travessia de uma via. Detalhe, o velhinho estava de bengala e caminhava com dificuldade, e por azar dele, o semáforo ficou verde para os carros, quando ele estava na metade da travessia. As pessoas dos comércios vizinhos tiveram que intervir, senão o motorista ia matá-lo. Um dia, esse motorista também ficará velho...

Antes de qualquer regra de trânsito está faltando uma coisa muito simples, o respeito. Respeito acompanhado de gentileza. Infelizmente, é artigo em falta nas grandes cidades.


Imagem : pedestre


2 comentários:

  1. Menina e comigo que várias vezes quando vou atravessar a pessoa está lá longe vindo e vê que tem gente atravessando e ainda acelera o carro!!
    Sinceramente eu não sei que tipo de idiotice passa na cabeça de uma pessoa assim!
    Vou de novo dizer mas lá fora é outro esquema, aquele lance de vc chegar na beira da calçada e o carro parar pra vc atravessar é verdade mesmo, educação de outro nível né
    Me chama no msn qdo estiver sussa

    ResponderExcluir
  2. Está cada dia pior ANDAR pelas calçadas (que só tem fezes de cachorros), quanto mais nas ruas e faixas. Todos vão às ruas como se estivessem no último dia de vida, tudo tem que ser na base da pressa, da correria! A paciência passa longe dali.

    Teria diversos exemplos de desrespeito comigo ou com outras pessoas nas ruas, mas o que mais me incomoda, é justamente o que você falou: muitos esquecem de ser pedestres, deletam de suas mentes assim que a carta de motorista (que muitas vezes é só comprada) fica pronta e eles têm um volante à sua frente. Sem condições isso... e a gente não tem mais o que fazer, a não ser ABRIR OS OLHOS sempre!

    Marcelo.

    ResponderExcluir