quarta-feira, 1 de abril de 2009

Halitose ou mau hálito

imagem : Saber viver

É incrível como a pessoa portadora de halitose (mau hálito) não consegue perceber o odor que exála. E o pior é que as pessoas ao redor, por mais intimidade que tenham ficam constrangidas em dizer. O mau hálito acaba levando o indivíduo à reclusão e afastamento do convívio social.
Em cerca de 90 a 95% dos casos o problema está na boca, principalmente na língua. A língua é um músculo , cheio de papilas. E entre estas papilas acumulam-se restos de alimentos e células mortas. Estes resíduos funcionam como um banquete para as bactérias e quando fermentam liberam substâncias ricas em enxofre.
A halitose pode ser atribuida ao estômago em apenas duas situações : arroto (eructação gástrica) e refluxo gastroesofágico.
Para se iniciar um tratamento deve-se conhecer e investigar a causa. Se for algum problema bucal como cáries, gengivites, periodontites, placa, língua, a visita a um dentista é essencial, para que ele possa realizar o tratamento adequado para cada problema. Se for estomacal, procurar um médico especialista.
Há como evitar este mal. Principalmente com a higiene bucal, removendo a saburra lingual com um raspador de língua (3vezes ao dia), escovação (pelo menos 3vezes ao dia), fio dental (pelo menos uma vez ao dia) e beber muita água( 2 litros) diariamente.












imagem : Governo do Mato Grosso






2 comentários: