terça-feira, 23 de março de 2010

Termos que os pacientes usam


Tudo bem que ninguém tem obrigação de saber termos técnicos que não são de sua área. Mas, confesso que já ouvi cada coisa em clínica que tive que me segurar para não cair na risada. Aqui estão apenas alguns termos que consegui me lembrar :

1. PARABÓLICA : termo usado para a radiografia panorâmica.
O paciente diz : " Eu queria marcar uma PARABÓLICA..."
Minha vontade é de dizer : "Infelizmente não trabalhamos com antenas..."

2. PANELA : termo usado para dente com lesão cariosa extensa.
O paciente diz : "Dra., dá pra ver a PANELA no raio- x ?"
Eu penso : " Não estamos na cozinha para ver panela."

3. RAIO X PERIAPICICAL : termo usado para a radiografia periapical.
O paciente diz : "Preciso fazer um RAIO X PERIAPICICAL do dente de trás."
Eu penso : "Aí meu Deus! Inventaram uma nova técnica radiográfica que eu desconheço."

4. MASSINHA : termo usado para um material de moldagem , o alginato.
O paciente diz : "Lá vem você, Dra. , com essa MASSINHA nojenta!"
Eu penso : "Tem coisa pior...bem pior..."

5. MOTORZINHO : termo usado para as canetas de alta e baixa rotação.
O paciente diz : "Aqui vai ter MOTORZINHO? "
Eu nem sei o que pensar...

6. BACIA : termo usado para cuspideira.
O paciente diz : "Posso usar esta BACIA quando eu precisar cuspir?"
Eu penso : "Uma cuspideira tão bonita, branquinha, agora virou bacia...afffff "

7. CHAPA : termo usado para qualquer radiografia.
O paciente diz : "Será que dá pra ver tudo na CHAPA?"
Eu louca de vontade de dar uma resposta, mas só penso : " Que chapa ele está falando? Chapa do fogão, chapa quente?"

8. TRANSPLANTE : termo usado para implante.
O paciente diz : "Preciso fazer logo esta CHAPA pra poder colocar um TRANSPLANTE."
Eu penso: "Socorroooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!"

9. AMNÉSIA : termo usado para anamnese.
O paciente diz : "Já respondi tudo da AMNÉSIA."
Eu penso :" Desse jeito quem vai ter AMNÉSIA, sou eu!!!!"

No fundo, no fundo eu me divirto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkk

3 comentários:

  1. Adoro esses termos!!! E olha que sou estudante ainda. E quando vc escuta que na clinica tal (no caso clinica da facu)é boa pq não usa agulha pra anestesiar e sim uma pomadinha. Não sabendo que a pomadinha ja é anestesico e depois vem "a agulha"!

    ResponderExcluir
  2. meu Deus, eu quase tive um trem de tanto rir do transplante e da parabólica kkkkkkkkkkkkkkkkk...
    mas a massinha é um clássico!
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Ontem ouvi "Cheiro de CHIFRE QUEIMADO". Putz! A paciente se referia ao cheiro exalado pelo tártaro sendo removido...

    ResponderExcluir