segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ficou a saudade...


Ontem meus pais deixaram Curitiba e retornaram a Paranavaí. De manhã, quando eu e o Anderson saímos de casa para irmos à autoescola, onde eu estava ministrando um curso de renovação de CNH, eles resolveram partir.

Quando voltamos para casa no fim da tarde senti aquele vazio. A casa estava vazia...ficou a saudade...


Obrigada, queridos! Pelo amor, o carinho e a força!
bjsssssssssssssssssss

domingo, 26 de setembro de 2010

Visita à creche

Foto : A turma de ASB do SEDUC, as educadoras da creche e eu


Foto : Aluna Simone, explicando a técnica de escovação


Foto : Teatro montado pelas alunas

Esta semana eu e minha turma do curso de ASB do SEDUC, fomos fazer um trabalho de prevenção de saúde bucal em uma creche em Araucária, na região metropolitana de Curitiba.Quando propus este trabalho aos meus alunos, pedi que escolhessem um local carente, que realmente precisasse de mais atenção.
A turminha superou minhas expectativas desde o primeiro momento. Desde a preparação do material a ser utilizado uma semana antes, até a disposição de cada um. Afinal de contas ir até o local, já era uma viagem. Mais ou menos uma hora de ônibus, ou melhor, dois ônibus.
Observei a criatividade de cada um, a dedicação, motivação, a aplicação da técnica de escovação e orientação sobre a doença cárie. Os materiais utilizados na creche, preparados pela turma, demonstravam o carinho com que pensaram em cada criança. E acredito que aquelas crianças fizeram mais por nós do que nós por eles. Pois, a alegria com que cada um nos recebeu foi maravilhoso!Foto : as alunas Ana Paula e Mariana

Parabéns turminha! Alexandra, Aliete, Ana Paula, Fernanda, Jayne, Kawana, Katiuscia, Mariana, Mayara, Simone Batista, Simone Farias, Suellen. Vocês foram demais! Obrigada!Foto : Aluna Aliete, aplicando a técnica de escovação em uma das crianças da creche.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Recuperando...

Tudo correu bem. Fui internada na sexta, dia 17/09 à noite. A curetagem foi realizada de manhã bem cedo, às 6:30hs, na Maternidade Curitiba, onde fui muito bem assistida. Por volta das 9:30 hs tive alta. Estava com muito sono e um pouco de dor.

Fiquei de repouso sábado e domingo por recomendação médica e na segunda eu já estava trabalhando normalmente.

Meus pais estão por aqui comigo. Logo que souberam do aborto, viajaram pra cá para me dar uma força. Ah! Falando em força...Quero agradecer a todos os amigos que me mandaram mensagens carinhosas, com palavras maravilhosas que com certeza estão contribuindo para minha recuperação e superação. Preciso também agradecer aos meus alunos do curso de ASB. Trabalhando, esqueço um pouco do acontecido e ganho forças para seguir em frente.

Amanhã volto ao meu médico e também tenho consulta com uma cirurgiã vascular. Vamos ver quais serão as perspectivas e possíveis tratamentos para a trombofilia. Aos poucos retomo a minha rotina e volto visitar os blogs dos colegas e amigos.

Beijos em todos e obrigada, mais uma vez.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O sonho acabou...

Não sei nem como descrever o que estou sentindo...O sonho se foi como um copo de leite derramado. Triste. Muito triste. As lágrimas insistem em percorrer o meu rosto...

Fiz a ecografia ontem para verificar a vitalidade do embrião. Infelizmente as imagens confirmaram a suspeita da médica que concluiu em seu laudo : aborto retido.

Hoje à noite serei internada para fazer a curetagem que está programada para logo na manhã de sábado.
Preciso ter força para superar mais esta perda. Mais uma vez o sonho acabou.

domingo, 12 de setembro de 2010

Trombofilia e gravidez

Meses a trás fiz alguns exames por solicitação do meu médico, para pesquisar possíveis causas para os abortos recorrentes que tive. E na quinta feira, dia 02/09 recebi o diagnóstico de trombofilia.

Trombofilia é caracterizada por alterações na coagulação sanguínea com maior tendência à trombose. Pode ser adquirida ou hereditária. Segundo meu médico, no meu caso é hereditária. Tenho uma mutação na enzima metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR). Na gravidez a trombofilia pode resultar em abortos, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, deslocamento precoce da placenta entre outras complicações. Isso pode explicar os abortos recorrentes que tive.

E, no mesmo dia fiz um exame de sangue onde o resultado foi positivo para gravidez. Que susto! Bateu um misto de medo e felicidade…Minha terceira gestação. No dia seguinte comecei com a medicação para evitar a coagulação. Estou tomando todos os dias uma injeção de anticoagulante, Clexane 40mg. Além de progesterona e vitaminas. No dia 16/09, vou fazer uma ecografia para verificar a vitalidade do embrião.

Além do excesso de trabalho, agora esse é mais um motivo de minhas ausências no blog e nos blogs dos colegas. Estou fazendo tudo que é possível para que tudo corra bem nesta gestação. Entreguei nas mãos DELE. Se tiver que ser , será!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Filme : Nosso Lar

Feriadão, que coisa boa. Hoje ainda é feriado por aqui. Dia 8 de setembro comemora-se o dia da padroeira de Curitiba, Nossa Sra da Luz. Então, realmente se tratou de um feriadão!

Posso dizer que curti bastante esses dias. Descansei, pensei um pouco na vida, nas coisas que estão acontecendo. Acordei na hora que deu vontade. Recebi amigos em casa, preparei aula para o curso de ASB e ainda fui ao cinema.

Acabamos de assistir ao filme : Nosso Lar ,inspirado na obra homônima de Chico Xavier. O filme, conta a trajetória do espírito do médico André Luiz em sua vida após a morte. André Luiz, ao morrer era um médico arrogante que aos poucos vai se tornando melhor ao correr em busca de redenção e respostas para suas perguntas e dúvidas. Muito bom! Como eu sempre digo por aqui…VALE A PENA RADIOGRAFAR!

SINOPSE : by Adorocinema

Ao abrir os olhos André Luiz (Renato Prieto) sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.




Nosso Lar - adorocinema