sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ética profissional

image

Quando penso em ética profissional, penso em um profissional com postura, conduta correta, moral, que trabalha de acordo com os preceitos do seu código de ética profissional.

Seguir os preceitos de um código de ética exige conhecimento. O que acredito fazer parte da formação deste profissional. O estudante, durante o seu curso tem na sua grade curricular a disciplina de ÉTICA. Posso falar da Odontologia que é a minha área. Muitas vezes parece chato, cheio de leis, capítulos, artigos, incisos, mas é de suma importância. Tal importância que muitas vezes o profissional só se dá conta dela, quando está no seu ambiente de trabalho, diante de alguma situação inesperada ou inusitada.

Acredito que ser ético não é apenas estudar, conhecer o Código de Ética. Necessita também daquela formação moral que é dada ao ser humano desde que ele nasce. Formando seu caráter. Quando o pai e a mãe procuram ensinar o que é certo e o que é errado. O que pode e o que não pode.

Infelizmente, na Odontologia, o que anda acontecendo parece falha em alguma das formações : ou profissional ou moral. É profissional criticando o trabalho do outro na frente do paciente; sites de compra coletiva, onde profissionais participam com preços absurdos para determinados procedimentos, pensando na quantidade e não na qualidade; outros que se sujeitam a trabalhar em locais que não oferecem o mínimo de recursos e condições, prejudicando o paciente e o resultado final do trabalho.

Sinceramente. Não consigo entender como ainda conseguem deitar a cabeça no travesseiro, após um dia de trabalho e dormir tranquilo.

 

2 comentários:

  1. Concordo, Kellen. Ética é uma qualidade do caráter do indivíduo. Ele pode até decorar o Código, mas se não fizer parte da personalidade da pessoa...

    É como você falou: colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo não tem preço.

    ResponderExcluir
  2. pior q rola mesmo, já aconteceu de ir a dentista e falar q o trabalho do outro naõ tava legal e tal.
    e nós, como pacientes, ficamos a merce, sem saber direito se podemos confiar o profissional ou naõ.


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir