terça-feira, 7 de junho de 2011

Pequenos detalhes, grande diferença

Lembro quando minha irmã Karine chegou da escola toda feliz com um sachê nas mãos, daqueles perfumados, feito de sabonete. Naquela época estudávamos numa escola perto de casa. A Karine devia ter uns 4 anos e eu 6.

Minha mãe ao ver aquele mimo, logo pediu uma explicação. Eu não parava de chorar e dizia : “Minha irmãzinha não é ladrona”. E a Karine insistia em dizer que tinha ganho o sachê de uma coleguinha de sala.

Não convencida, minha mãe foi à escola no dia seguinte para verificar a história toda. E assim, descobriu pela professora que a Karine estava certa, tinha ganho o sachê de uma coleguinha.

Aprendemos com este episódio que não se pega o que não é nosso. O que é do outro, não nos pertence. O que é dado é aceito de bom grado. Com pequenas atitudes, aprendemos grandes lições que nos acompanham pelo resto de nossas vidas. Ajudam a formar nosso caráter, nossa índole.

Acho estranho quando ouço alguém falar, como ouvi hoje, um aluno relatando que tinha roubado um chocolate no mercado, por pura diversão. Apesar de ter dinheiro para pagar. E ainda completou dizendo que tem que tirar de quem tem mais. Onde estava a mãe deste, quando ele apareceu com o primeiro objeto ou guloseima? Quantos pais procuram saber sobre os objetos diferentes de seus filhos? De quem é? Como conseguiu? Ganhou de quem? Pegou?

Ter um filho exige cuidado, preparação, acompanhamento, vigilância, dedicação. Pequenos detalhes podem fazer grande diferença lá na frente, na vida adulta.

Um comentário: