segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Displasia Dentinária

Segundo Freitas (1992), Displasia Dentinária é uma anomalia dentária de malformação podendo ser radicular ou coronária. Anomalia hereditária de estrutura dentária com herança autossômica dominante.
A Displasia Dentinária é classificada em dois tipos : (I e II), segundo Seow e Shusterman (1994). A do tipo I (radicular) é caracterizada por coroa com esmalte de aspecto normal e dentina atípica, e radiograficamente observamos raízes curtas, mal formadas, que podem levar a perda do elemento dental precocemente. Já a do tipo II( coronária),dentes decíduos de cor azulada, obliteração pulpar e os dentes permanentes com presença de nódulos pulpares e raízes de aspecto radiográfico normal.






A paciente acima apareceu na clínica para exame radiográfico de rotina. Apresentava ausência dos elementos 18, 38, 35, 45 e 48. Elementos anteriores em forma de "chama de vela", que assim como os elementos 16, 14, 24, 26, 36, 34, 44 e 46 com raízes curtas. Caracterizando assim, um caso  sugestivo de Displasia Dentinária.

Um comentário:

  1. Dai o cara resolve fazer a endo sem rx e obtura o 11 em 21mm. Vai parar na fossa nasal.
    Bendito Roentgem e seguidores :)

    ResponderExcluir