sexta-feira, 20 de abril de 2012

Castanha do Pará


    A Castanha do Pará é a semente de uma árvore típica da Amazônia, a castanheira do Pará. Na minha última turma do curso de ASB, tinha uma aluna que era de Castanhal, no Pará. E numa de suas visitas à sua terra natal me trouxe esta delícia de presente.
    Fiquei impressionada quando recebi o presente. Aqui no sul do Brasil, quando encontramos a castanha do Pará para comprar, ela já vem descascada ou para descascar. E minha aluna Solange me trouxe o ouriço. É, essa "côco" se chama ouriço e chega a pesar 1,5kg. Minha aluna disse que quando o ouriço está maduro ele despenca da castanheira de uma altura de 30 a 45 metros. É melhor não passar debaixo de uma castanheira....hehehe.
    Apesar do alto valor calórico é muito nutritiva, sendo rica em selênio. Segundo os estudiosos, o selênio reduz o risco de câncer de pulmão e próstata, é anti envelhecimento, regula a tireóide e ainda fortalece o sistema imunológico.
    Por ser muito calórica deve-se consumir 1 a 2 unidades por dia. Em apenas 1 unidade já temos a quantidade suficiente de selênio que um ser humano adulto necessita diariamente. Além de fazer bem à saúde, também está sendo muito usada na indústria cosmética para fazer cremes, shampoos, entre outros produtos..
Particularmente, amei este presente.
    

Um comentário:

  1. q maneiro, eu nunca tinha visto desse jeito tb..aqui no rio tb já vende descascada. e confesso, não sabia q era assim.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir