quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Imunização na Odontologia

    O profissional da área odontológica, por ser um profissional da área da saúde está exposto no seu dia a dia a diversas doenças infecciosas. Portanto, a imunização adequada e sua manutenção é um meio de prevenção. Lembrando que, utilizar corretamente os EPIs durante o atendimento é de suma importância.

    imagem : Sempre Tops
Há doenças que são transmitidas por vias aéreas como : varicela, tuberculose, rubéola, sarampo, gripes (influenzas), etc. Outras são transmitidas pela exposição aos fluidos orgânicos e sangue : AIDS, hepatite B, hepatite C, raiva, etc.
    A imunização deveria ser obrigatória ou pré-requisito para trabalhar na área. É uma proteção tanto para o profissional, quanto para o paciente, reduzindo assim, o risco de transmissão de doenças.
    As principais vacinas recomendadas para a equipe odontológica (ASB, TSB e cirurgião-dentista) são :
  • hepatite B : consiste de 3 doses , sendo a primeira dose na data escolhida,  a segunda dose um mês após e a terceira dose, após 6 meses da primeira.
  • influenza : deve ser feita anualmente.
  • caxumba, rubéola, sarampo : tríplice viral.
  • BCG (tuberculose).
Assim, para a nossa segurança e dos nossos pacientes, vamos dar uma olhada na carteirinha de vacinação e, se necessário, realizar a imunização que falta ou fazer a manutenção.                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário