segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Livro : Rei Artur, Allan Massie

    Segundo livro de uma trilogia sobre a Idade Média. Não li o primeiro, mas nada me impediu de ler o segundo. Portanto, cada livro pode ser lido em qualquer ordem.
    Comprei este livro pelo título. Adoro histórias do rei Artur, Merlim, excalibur e dos cavaleiros da Távola Redonda.
    Neste livro Massie conta a trajetória de Artur, desde a retirada de encaliu da pedra até sua morte, baseando-se em relatos de Michael Scott (astrólogo e sábio medieval).


Sinopse : by Submarino
As aventuras do homem que criou a Távola Redonda e as leis da cavalaria já eram lendárias no século XIII. Desde então, a história do rei Artur tem sido narrada por muitos autores, e de muitas maneiras diferentes. Nesta versão, o renomado romancista Allan Massie reproduz, com um sabor especial para o leitor moderno, a narrativa que o sábio e astrólogo medieval Michael Scott fazia ao seu aluno Frederico II de Hohenstaufen (1194-1250) - o imperador do Sacro Império Romano.
O autor nos leva à Idade Media, mostra seus códigos de honra, suas disputas e seus pecados. Detalha a saga de Artur para chegar a rei da Inglaterra depois de retirar de uma pedra a Excalibur, espada mágica que o acompanhou até o fim da vida. Mais do que o patrono da cavalaria, Artur emerge nesta obra como um soberano humanista, preocupado com seus semelhantes, dedicado a unir seu reino e manter a paz.
Rei Artur oferece uma viagem por uma época violenta, conturbada, singular e fascinante. O texto de Massie faz do leitor testemunha dos costumes e batalhas que marcaram a trajetória desta figura lendária.

Achei interessante o relato sobre a origem de Merlim, o qual prepara Artur para ser rei. Mas, acho que o autor conseguiu tirar um pouco do encanto do rei Artur.
Pra mim nota 7,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário